Thelmo Cristovam

Brasília, 1975.  Residente em Pernambuco desde 1981.

Pesquisador independente em psicoacústica, músico/improvisador/ruidista, artista sonoro e radioasta, além do campo sonoro, atualmente também pesquisa e trabalha com fotografia, vídeo e texto. Cursou o Bacharelado em Física e Matemática, pela UFPE.

Em 2001 começa a fazer suas próprias composições eletroacústicas. Em 2003 começa a pesquisar composições em tempo real num contexto de improvisação livre, seguindo a isto, seu interesse na execução em tempo real. Principal ponto de pesquisa atual inclui técnicas estendidas em instrumentos de sopro, manipulação em tempo real de mesa de mistura sem sinal de entrada, gravações de campo e instalações sonoras.

Mais de 30 discos lançados em vários paises, como Brasil, Argentina, México, Chile, USA, Bélgica, Grécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Suíça, Austrália, Portugal, Pais Basco, Noruega, Franca. Trabalha colaborativamente com poetas, fotógrafos, artistas, performers, cineastas, biólogos, etnomusicólogos e músicos de diferentes paises do mundo.

Atualmente desenvolvendo um projeto que envolve radioastronomia e astrosismeografia/astrosismeologia (gravação e desenvolvimento de uma obra com sons do cosmo, fora da terra, com um interesse particular pelas explosões solares que estão em seu pico dos últimos séculos). Ao lado dessa pesquisa, também rascunha uma outra sobre as relações, caso existem, entre arte sonora e musica experimental no Brasil.
Em termos gerais, a minha pesquisa/poética, incluindo aí as ações/oficinas, versa sobre a inexistência do tempo e de como essa idéia abstrata seria, por hipótese, uma estratégia da consciência para moldar o  mundo “real”, e esse moldar seria construído a partir do som, e em particular, a dimensão temporal seria uma dimensão espacial altamente especializada e não simétrica e desse ponto seriam herdadas e/ou transmitidas as características do som, daí o uso da psicoacústica para tentar entender a escuta a partir dessas premissas.

 

—————————————————————————————————–

 

Fernando de Noronha


Download MP3
 

Trabalho construído a partir de gravações de campo no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Pesquisa / Gravações de Campo: 2011/2012

Construção: 2012/2013

 

Difundido em exposições nas cidades de Recife, Olinda, Garanhuns e na ilha de Fernando de Noronha em 2013/2014.

Sera editado em disco duplo, devido a extensão temporal, ainda esse ano, 2014.

 

Noronha - 100_1497


 

Se você é THELMO CRISTOVAM editar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s